Uma marca promotora
da saúde
  Unimed Vale dos Sinos adere à solução integrada
  Padronização das guias
de planos
de saúde
  Soluções de vanguarda em Minas Gerais
  Inteligência médica internalizada
  Otimização
dos serviços
de saúde
  Implantação dos sistemas DSO como estratégia
de negócios
  Agilizando o atendimento aos pacientes
  Notas
  Unimed Vale dos Sinos
adere à solução integrada

Parceria firmada entre a Unimed e a Gens S/A trará uma série
de benefícios para a cooperativa, como redução de gastos
com reexames e controle total dos dados dos pacientes.


Atualmente, um dos principais problemas nas gestões de planos de saúde no Brasil é o grande número de reexames e de várias consultas feitas pelo mesmo paciente na cura de uma determinada enfermidade. A conseqüência disso é negativa principalmente para as empresas do ramo que arcam com despesas e gastos desnecessários.

O usuário vai ao médico e não se satisfaz com o diagnóstico apontado. Em alguns casos, sequer vai buscar o resultado dos exames nos laboratórios próprios ou conveniados. Por considerar não estar de acordo com suas expectativas, acaba procurando outro profissional e exigindo novos procedimentos. Conseguindo a autorização, tudo é feito duplamente, tornando-se um problema em função dos custos, especialmente se os exames forem de alta complexidade.

Tendo a maior base instalada de sistemas para a saúde na América Latina, a Gens S/A está implementando seu projeto de Prontuário Eletrônico na Unimed Vale dos Sinos. Em operadoras com muitas vidas circulam um volume significativo de dados referentes às doenças. Logo, conhecer com profundidade as características do seu público-alvo é questão de sobrevivência no mercado.

Neste contexto, a Gens é o único fornecedor a trabalhar com o PEP integrado na área de consultórios, de recursos próprios (incluindo a parte de pronto-atendimentos, centros clínicos e hospitais) e de saúde ocupacional de uma forma integrada.

Do papel para o computador
O Prontuário Eletrônico disponibiliza todas as informações relativas ao paciente (evolução clínica, controles médicos, Parceria firmada entre a Unimed e a Gens S/A trará uma série de benefícios para a cooperativa, como redução de gastos com reexames e controle total dos dados dos pacientes.medicamentos administrados, etc) a partir de um computador central. O acesso é fácil, e a solução acaba com uma série de registros em papel, geralmente fragmentados em vários locais.

Os itens referentes à segurança são rígidos e obedecem ao conjunto de regras e padrões previstos pelo Conselho Federal de Medicina. A interface atraente permite que médicos e enfermeiros tenham um controle total dos dados dos usuários, incluindo idade, diagnósticos, procedimentos realizados e medicações em uso. Ou seja, ao construir um PEP com mais qualidade, é possível formular um tratamento eficaz e econômico para todas as partes.

Na Unimed Vale dos Sinos a solução otimizará recursos e proporcionará mais rapidez e eficiência na comunicação da empresa e seus cooperados. O projeto incluirá a informatização dos 400 consultórios médicos, do Home Care, do DSO (Departamento de Saúde Ocupacional), dos Pronto-Atendimentos nas cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom e ainda, o Hospital São Rafael (atualmente Hospital Unimed), num total de 70 mil vidas.

A Gens S/A conta com a atuação de consultores trabalhando full time na Unimed Vale dos Sinos. A equipe de consultores da Gens é composta por profissionais com experiência, formação e pós-graduação na área de administração hospitalar. Com isso a Gens leva para seus clientes não apenas soluções de tecnologia da informação, mas o foco principal que é a melhoria do resultado dos seus clientes. A previsão é a de que a implementação de todos os sistemas esteja finalizada até o final de 2007.

Como funciona a solução integrada na Unimed Vale dos Sinos
1) O paciente vai até o consultório médico, e o sistema, já no padrão TISS, faz o processo de elegilibidade e autorização automática desta consulta.

2) Este processo funciona de forma integrada ao autorizador utilizado pela Singular, respeitando as regras utilizadas por leitoras de cartão magnético e biometria, dispensando o uso do POS.

3) O médico detecta a necessidade de se fazer um exame e é feita a solicitação no software. Esta solicitação no padrão TISS fica armazenada eletronicamente na Unimed.

4) O paciente faz o exame. O laboratório ou CDI envia o resultado digital (Laudo e Imagem) para o Prontuário Eletrônico da Gens instalado na Unimed e que armazena todas as informações.

5) O paciente volta ao médico para a reconsulta. Muitas vezes não concorda com a opinião do profissional e então vai até outro médico pedir uma segunda opinião.

6) O segundo médico pede o mesmo exame, porém neste momento a autorização na Unimed é negada.

7) O Personal Med® informa ao médico que o resultado do exame realizado pelo paciente ainda está válido e disponível para visualização. Então, com a permissão do paciente, por senha ou biometria, consegue acessar o prontuário do paciente na Unimed e ver o laudo com imagens online.

8) As informações do médico inseridas no consultório ficam privadas a este, mas os resultados de exames de propriedade do paciente podem ser visualizados também no PEP comum aos recursos próprios.

9) Como o Personal Med® também está presente no Hospital, Pronto Atendimento e HomeCare, as informações referentes a todos os seus atendimentos e tratamentos ficam centralizadas.

10) Este benefício é claro. Veja uma situação hipotética em que o paciente passa mal e é solicitada uma ambulância. Ele chega ao Pronto Atendimento da Unimed e lá constam todos os procedimentos realizados, se já foi internado, se teve atendimento especializado em casa, suas últimas consultas e todos os seus exames, inclusive com o contato do médico responsável por ele.

11) Com toda esta base de dados clínicos é possível, além de melhorar a qualidade de vida do paciente, cruzar informações para estudos epidemiológicos e avaliações de auditoria.

BENEFÍCIOS PARA A UNIMED:
• Melhora no relacionamento com cooperados e usuários;
• Qualidade de vida para o usuário;
• Vanguarda tecnológica;
• Menor resistência de médicos e secretárias ao uso da TISS;
• Endomarketing com os cooperados;
• Redução de custos;
• Facilitação do trabalho da auditoria.

BENEFÍCIOS PARA O COOPERADO:
• Agilidade na recepção dos pacientes: sistema integrado ao da Unimed;
• Acesso aos controles de pagamentos;
• Suporte local feito pela Gens;
• Acesso digital aos resultados dos exames.

OUTRAS VANTAGENS DAS SOLUÇÕES INTEGRADAS:
Personal News: Este poderoso canal de notícias disponibilizado para a Unimed, permite que informações importantes sobre vários temas possam ser selecionadas e enviadas para os cooperados filtrados por especialidade, cidade, bairro e até CRM. O sistema enviará este material através do Personal Med® instalado para cada médico, que visualizará esta notícia na sua mesa de trabalho.



“Todo empreendimento leva um certo tempo para gerar lucro. O Hospital Unimed adquiriu o sistema PersonalMed da Gens S/A e contabilizou saldo positivo já em dezembro, no quarto mês sob gestão da cooperativa, o que é raro para uma iniciativa deste porte. Quando lançamos a idéia de adquirir o Hospital São Rafael, sabíamos que administrando com austeridade e foco na satisfação do usuário, conseguiríamos resultados benéficos para nossa cooperativa. Desde a aquisição, em 21 de agosto de 2006, o Hospital Unimed passou por profunda reestruturação administrativa, que combinou novos serviços, qualificação da equipe e tecnologia com redução de custos. Toda essa estrutura está à disposição dos 400 médicos cooperados, que passou a ter o seu hospital, beneficiando 70 mil vidas.”

Luis Carlos Galleano de Melo,
vice-presidente da Unimed Vale dos Sinos
 
2006 © Gens S/A. Todos os direitos reservados.