| |
|
|
Inteligência médica internalizada
Grupo composto por integrantes de Federações da Unimed
desenvolve tecnologia que reduz custos, evita a realização
de procedimentos caros e fideliza o cliente.
Desenvolvido pela Unimed do Brasil em parceria com algumas federações, o software de medicina preventiva Linfo tem por finalidade internalizar a inteligência médica. Principalmente no que diz respeito ao processo de critérios de seleção (o perfil de beneficiários e a propensão a determinadas doenças, incluindo idade e histórico familiar) e as inscrições em grupos de trabalho e protocolos de ações envolvendo vários profissionais no acompanhamento médico, recomendações e medidas de prevenção para se ter uma vida mais saudável. A solução já está presente no Cardio, sistema de gestão de planos de saúde da Unimed do Brasil, e também será integrada às soluções disponíveis através da parceria com a Gens para os recursos próprios incluindo hospitais, laboratórios e farmácias.
O Linfo também faz o cadastramento de regras adotadas para cada um dos programas e o agendamento com atribuições de responsabilidade. A aplicação de questionários serve para buscar mais dados que servirão para alimentar o processo (geralmente com informações desconhecidas pela Unimed, como por exemplo, com que idade a pessoa começou a fumar e quantos maços por dia). Permite, ainda, ir mais além, com a criação de subgrupos, tais como pacientes que não seguem o tratamento indicado ou os obesos e hipertensos entre os funcionários de uma empresa.
Entre as alternativas pesquisadas pela Unimed, todas eram muito caras ou não atendiam às necessidades existentes. Desta forma, um grupo composto pela Federação do Paraná, Federação de Santa Catarina, Unimed Curitiba e Unimed Londrina apoiou a evolução da tecnologia, originalmente desenvolvida pela Unimed Porto Alegre.
Além de propiciar a redução de custos, o novo sistema de medicina preventiva evitará a realização de procedimentos caros e fidelizará o cliente, que perceberá uma real preocupação com a sua saúde e bem-estar. Neste contexto, os sistemas da Gens S/A poderão colaborar, já que proporcionam controle de recursos e agendamentos. Toda esta capacidade será utilizada nas Unimeds maiores. Para as pequenas, o Linfo possui recursos modestos suficientes. O software já está disponível para as singulares, iniciando com os patrocinadores de sua concepção.
"A integração do sistema da Gens S/A com o Linfo amplia o leque de possibilidades da coleta de informações sobre os beneficiários. Elas são fundamentais para o desenvolvimento dos programas e das ações de Medicina Preventiva. A coleta acontecia através de entrevistas com profissionais de Medicina Preventiva (realizada pela Unimed) ou por meio de questionários (que nem sempre são respondidos). Com a integração, este processo é diferenciado, e o médico passa os dados diretamente para a Unimed. Além da agilidade e da desburocratização do processo, contaremos com os itens segurança e fidedignidade pelo fato de serem oriundas de um profissional da saúde. Vale salientar que o material recebido pela Unimed deve obedecer todas as normas de segurança e sigilo estabelecidas pela legislação, respeitando sempre os direitos do beneficiário.”
Rogério Goulart, Gerente de Projetos de Tecnologia
da Informação da Federação das Unimeds do Estado do Paraná
“Até bem pouco tempo, os serviços prestados pelas Unimeds estavam focados quase que exclusivamente nas medicinas assistencial e ocupacional. Atualmente, o serviço de medicina preventiva está sendo estruturado e disponibilizado em um número cada vez maior de Cooperativas, com excelente aceitação e aprovação dos usuários. Com o objetivo de realizar uma boa gestão nesta área, o Sistema Unimed RS vem realizando parcerias com fornecedores de sistemas de TI. Queremos destacar o trabalho que está sendo desenvolvido com a Gens Informática e Unimed do Brasil, que visa desenvolver novas funcionalidades para os sistemas inerentes à medicina preventiva. Além das funções básicas administrativas, está previsto também no escopo deste projeto, a criação de rotinas de integração com os sistemas de gestão saúde utilizados atualmente no RS. Os trabalhos de análise já estão avançados, sendo realizados por meio de reuniões técnicas com profissionais das áreas de tecnologia e da medicina preventiva. Por se tratar de área relativamente nova, as reais necessidades que servirão de base para futuro desenvolvimento precisam ser mapeadas. A expectativa para um projeto de medicina preventiva é bastante grande, pois atualmente não existe um sistema completo que contemple todas as funcionalidades.”
Fábio Frey, Assessor Assessor de Tecnologia da Informação do Sistema Unimed RS |
|
|