Uma marca promotora
da saúde
  Unimed Vale dos Sinos adere à solução integrada
  Padronização das guias
de planos
de saúde
  Soluções de vanguarda em Minas Gerais
  Inteligência médica internalizada
  Otimização
dos serviços
de saúde
  Implantação dos sistemas DSO como estratégia
de negócios
  Agilizando o atendimento aos pacientes
  Notas
  Uma marca promotora da saúde

Qual o maior atrativo de uma empresa? Segundo o Dr. Almir Gentil, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil e presidente da Fundação Unimed, é através da marca que a empresa se diferencia de seus concorrentes, estabelecendo vínculos com os clientes, cooperados e colaboradores.


Revista PersonalMed Dentro deste contexto, quais foram as principais ações realizadas pela gestão no fortalecimento da marca Unimed?
Almir Gentil – O complexo e vasto universo da marca Unimed compreende a percepção de mais de 13 milhões de clientes, o trabalho de quase 103 mil médicos associados (1/3 do país) em 378 cooperativas espalhadas por todo o Brasil. Percebendo a necessidade estratégica de cuidar do seu nome, a Unimed do Brasil implantou, em 2001, o Plano de Gestão de Marca Unimed. Um grande diagnóstico foi realizado e uma solução que integrou valores e respeitou regionalidades foi implantada. A idéia era começar a ordenar algumas questões e fazer com que todos os projetos realizados, a partir de então, estivessem alicerçados em valores e ideais, para que ao longo dos anos fosse introduzida uma filosofia específica de gestão pautada na estratégia.

RP – Isso inclui também projetos de interesses perante as comunidades onde a cooperativa está inserida?
AG – Sim. Para que os objetivos fossem alcançados, o Plano de Gestão da Marca Unimed contou com o desenvolvimento de grandes projetos, tais como a unificação da identidade visual, a implementação de um posicionamento único e a Política Nacional de Responsabilidade Social. No DNA da Unimed, desde sua fundação o interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo. Existe a preocupação com a sociedade e o entendimento que o papel das organizações é muito maior que gerar lucro para seus acionistas. Estes foram conceitos que rapidamente se disseminaram em todo o Sistema. Cooperativas de todo o País se engajaram na difícil e tão necessária tarefa da construção de um mundo melhor. São mais de mil projetos e no ano passado o Balanço Social Consolidado indicou que a Unimed investiu mais de R$ 500 milhões em projetos que contribuíram para transformar cenários sociais e ambientais no território nacional. Além disso, os projetos de padronização visual e verbal da marca, realizados por meio da ordenação da identidade corporativa e do posicionamento de mercado, pautado nos atributos de qualidade de vida e bem-estar, complementaram os esforços realizados para que nosso usuário perceba a marca Unimed como única. Uma marca que promove a saúde e qualidade de vida e que acredita que a felicidade é parte fundamental de uma vida saudável. Afinal, o melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed. Para a cooperativa, a concretização de seus valores transformados em projetos com resultados práticos, estratégicos e mensuráveis, contribui enormemente para a difícil tarefa de se manter líder em um mercado tão competitivo. E com relação à sociedade, a mobilização de recursos humanos e financeiros promove inserção social, transforma realidades e impacta diretamente na construção de uma sociedade mais justa. E o que é melhor, nos quatro cantos do País.

RP – Quais os principais resultados alcançados a partir do projeto de unificação da marca?
AG – Hoje, a marca Unimed é percebida como transformadora, pro-motora da saúde, uma marca líder. E isso pode ser comprovado de diversas maneiras: somos Top of Mind pelo 13º ano consecutivo e a empresa de plano de saúde mais respeitada pelo consumidor de acordo com a Revista Consumidor Moderno, pesquisa realizada em parceria com a TNS/InterScience. Mas não ficamos só nisso. Pelo quinto ano consecutivo, temos a marca de assistência médica mais confiável do Brasil, segundo pesquisa Seleções/Ibope.

RP – E qual a opinião dos profissionais da saúde?
AG – Os médicos nos apontam como preferidos, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha. Segunda ela, a cooperativa é onde eles mais gostam de trabalhar e o plano que melhor os remunera. O Plano de Gestão da Marca foi, é e será protagonista nessa história de mudanças. Desde que foi lançado, vem se consolidando como um grande agente transformador da filosofia empresarial Unimed. Esse instrumento de gestão favoreceu o entendimento dos processos de construção de marca e auxiliou na formação de um pensamento que levou a marca Unimed a ocupar um espaço único no mercado e na mente das pessoas.

RP – Quais serão os próximos passos?
AG – Não podemos parar por aqui. A marca Unimed é viva e faz parte de um período histórico com mudanças cada vez mais rápidas e profundas. Desta forma, o próximo passo para o Plano de Gestão da Marca será o lançamento do Brand Center Unimed. Mais de que um manual, se caracterizará por ser um centro de relacionamento onde todas as pessoas (usuários, médicos, dirigentes, colaboradores e parceiros) poderão se relacionar com a marca através de um espaço dividido em duas sessões: uma inspiracional e outra estratégico/operacional. E que vão desde dicas para comer bem e o que fazer para relaxar até valores, atributos e exemplos de utilização do nome da cooperativa. O Brand Center está sendo construído a muitas mãos (Confederação-Federações-Singulares) e será mais um importante passo rumo a esta consolidação.

RP – Qual a relação entre tecnologia aliada, principalmente, aos recursos próprios e às ações para sustentar o discurso da marca Unimed?
AG – Para as empresas, a relação desenvolvimento e tecnologia é extremamente relevante. As grandes marcas mundiais possuem suas diretrizes pautadas em inovação como principal caminho para a sobrevivência, como é o caso da Apple, da Toyota e de tantas outras. No caso da Unimed, esse aspecto não é menos importante. Por isso, a cooperativa realiza constantes investimentos no desenvolvimento e aprimoramento de softwares e de parcerias. A padronização de processos, sobretudo nos recursos próprios como hospitais e pronto-atendimentos precisa ser uma realidade em todo o País para favorecer a troca de informação entre Unimeds, gerando rapidez e agilidade no atendimento e no intercâmbio. O nosso posicionamento precisa ser crível e verdadeiro e a única maneira de fazer isso é sustentá-lo por uma série de ações. Não podemos ter um discurso que descole da realidade e, nesse aspecto, a tecnologia é fundamental. Em uma época de consumidores cada vez mais exigentes e de concorrência sem fronteiras, não dá para prometer e não entregar.
 
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