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Uma marca promotora da saúde
Qual o maior atrativo de uma empresa? Segundo o Dr. Almir Gentil, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil e presidente da Fundação Unimed, é através da marca que a empresa se diferencia de seus concorrentes, estabelecendo vínculos com os clientes, cooperados e colaboradores.
Revista PersonalMed – Dentro deste contexto, quais foram as principais ações realizadas pela gestão no fortalecimento da marca Unimed?
Almir Gentil – O complexo e vasto universo da marca Unimed compreende a percepção de mais de 13 milhões de clientes, o trabalho de quase 103 mil médicos associados (1/3 do país) em 378 cooperativas espalhadas por todo o Brasil. Percebendo a necessidade estratégica de cuidar do seu nome, a Unimed do Brasil implantou, em 2001, o Plano de Gestão de Marca Unimed. Um grande diagnóstico foi realizado e uma solução que integrou valores e respeitou regionalidades foi implantada. A idéia era começar a ordenar algumas questões e fazer com que todos os projetos realizados, a partir de então, estivessem alicerçados em valores e ideais, para que ao longo dos anos fosse introduzida uma filosofia específica de gestão pautada na estratégia.
RP – Isso inclui também projetos de interesses perante as comunidades onde a cooperativa está inserida?
AG – Sim. Para que os objetivos fossem alcançados, o Plano de Gestão da Marca Unimed contou com o desenvolvimento de
grandes
projetos, tais como a unificação da identidade visual, a implementação de um posicionamento único e a Política Nacional de Responsabilidade Social. No DNA da Unimed, desde sua fundação o interesse pela comunidade é um dos princípios do cooperativismo. Existe a preocupação com a sociedade e o entendimento que o papel das organizações é muito maior que gerar lucro para seus acionistas. Estes foram conceitos que rapidamente se disseminaram em todo o Sistema. Cooperativas de todo o País se engajaram na difícil e tão necessária tarefa da construção de um mundo melhor. São mais de mil projetos e no ano passado o Balanço Social Consolidado indicou que a Unimed investiu mais de R$ 500 milhões em projetos que contribuíram para transformar cenários sociais e ambientais no território nacional. Além disso, os projetos de padronização visual e verbal da marca, realizados por meio da ordenação da identidade corporativa e do posicionamento de mercado, pautado nos atributos de qualidade de vida e bem-estar, complementaram os esforços realizados para que nosso usuário perceba a marca Unimed como única. Uma marca que promove a saúde e qualidade de vida e que acredita que a felicidade é parte fundamental de uma vida saudável. Afinal, o melhor plano de saúde é viver, o segundo melhor é Unimed. Para a cooperativa, a concretização de seus valores transformados em projetos com resultados práticos, estratégicos e mensuráveis, contribui enormemente para a difícil tarefa de se manter líder em um mercado tão competitivo. E com relação à sociedade, a mobilização de recursos humanos e financeiros promove inserção social, transforma realidades e impacta diretamente na construção de uma sociedade mais justa. E o que é melhor, nos quatro cantos do País.
RP – Quais os principais resultados alcançados a partir do projeto de unificação da marca?
AG – Hoje, a marca Unimed é percebida como transformadora, pro-motora da saúde, uma marca líder. E isso pode ser comprovado de diversas maneiras: somos Top of Mind pelo 13º ano consecutivo e a empresa de plano de saúde mais respeitada pelo consumidor de acordo com a Revista Consumidor Moderno, pesquisa realizada em parceria com a TNS/InterScience. Mas não ficamos só nisso. Pelo quinto ano consecutivo, temos a marca de assistência médica mais confiável do Brasil, segundo pesquisa Seleções/Ibope.
RP – E qual a opinião dos profissionais da saúde?
AG – Os médicos nos apontam como preferidos, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha. Segunda ela, a cooperativa é onde eles mais gostam de trabalhar e o plano que melhor os remunera. O Plano de Gestão da Marca foi, é e será protagonista nessa história de mudanças. Desde que foi lançado, vem se consolidando como um grande agente transformador da filosofia empresarial Unimed. Esse instrumento de gestão favoreceu o entendimento dos processos de construção de marca e auxiliou na formação de um pensamento que levou a marca Unimed a ocupar um espaço único no mercado e na mente das pessoas.
RP – Quais serão os próximos passos?
AG – Não podemos parar por aqui. A marca Unimed é viva e faz parte de um período histórico com mudanças cada vez mais rápidas e profundas. Desta forma, o próximo passo para o Plano de Gestão da Marca será o lançamento do Brand Center Unimed. Mais de que um manual, se caracterizará por ser um centro de relacionamento onde todas as pessoas (usuários, médicos, dirigentes, colaboradores e parceiros) poderão se relacionar com a marca através de um espaço dividido em duas sessões: uma inspiracional e outra estratégico/operacional. E que vão desde dicas para comer bem e o que fazer para relaxar até valores, atributos e exemplos de utilização do nome da cooperativa. O Brand Center está sendo construído a muitas mãos (Confederação-Federações-Singulares) e será mais um importante passo rumo a esta consolidação.
RP – Qual a relação entre tecnologia aliada, principalmente, aos recursos próprios e às ações para sustentar o discurso da marca Unimed?
AG – Para as empresas, a relação desenvolvimento e tecnologia é extremamente relevante. As grandes marcas mundiais possuem suas diretrizes pautadas em inovação como principal caminho para a sobrevivência, como é o caso da Apple, da Toyota e de tantas outras. No caso da Unimed, esse aspecto não é menos importante. Por isso, a cooperativa realiza constantes investimentos no desenvolvimento e aprimoramento de softwares e de parcerias. A padronização de processos, sobretudo nos recursos próprios como hospitais e pronto-atendimentos precisa ser uma realidade em todo o País para favorecer a troca de informação entre Unimeds, gerando rapidez e agilidade no atendimento e no intercâmbio. O nosso posicionamento precisa ser crível e verdadeiro e a única maneira de fazer isso é sustentá-lo por uma série de ações. Não podemos ter um discurso que descole da realidade e, nesse aspecto, a tecnologia é fundamental. Em uma época de consumidores cada vez mais exigentes e de concorrência sem fronteiras, não dá para prometer e não entregar. |
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